Criocirurgia

Criocirurgia é uma técnica de tratamento por congelamento, atualmente realizada por meio do nitrogênio líquido, que diminui a temperatura dos tecidos ou das células.

O termo criocirurgia designa o uso do frio e a diminuição de temperatura da região para tratar uma determinada doença ou sintoma.

Na Dermatologia, a criocirurgia cutânea emprega o nitrogênio líquido.

O nitrogênio líquido a  -196°C provoca o congelamento das lesões cutâneas e reduz sua temperatura para muito abaixo de zero, alteração que leva à destruição do tecido doente.

Em geral, a aplicação é feita de duas formas: por meio de um spray que borrifa um jato de nitrogênio líquido diretamente na lesão, ou por meio do congelamento de ponteiras encostadas no local a ser tratado.

A criocirurgia é uma opção terapêutica adequada para tratar tumores cutâneos benignos, pré-malignos ou malignos, lesões cutâneas pequenas, médias ou grandes, manchas na pele, remoção de verrugas, molusco contagioso, queratose seborreica, hemangioma, queratose actínica, Doença de Bowen (placa avermelhada escamosa ou crostosa, não elevada e progressiva) e carcinoma basocelular.

Para quem não pode fazer um tratamento com o uso do bisturi elétrico, e também para idosos ou pessoas com pânico de submeter-se a cirurgias, a criocirurgia é uma boa alternativa.  Ele também é uma opção aos tratamentos que utilizam cáusticos, curetagem, eletrocoagulação e cirurgia.